O esporte, entretanto, surgiu somente em 1998, quando foi realizada a primeira competição de Freestyle MotoCross, em Las Vegas, nos Estados Unidos. No ano seguinte, o esporte já havia sido incluído no maior evento de esportes radicais do mundo, o X Games. A partir daí, o Freestyle MotoCross cresce continuamente, ganhando muitos adeptos e adminiradores. Geralmente, é possível registrar mais de 30 mil espectadores em um único evento.
A partir do ano 2000, a Europa promove diversos eventos da modalidade, sendo realizada, em 2001, a primeira edição do Night of the Jumps, principal da modalidade na Europa atualmente.
Em 2006, a Federação Internacional de Freestyle MotoCross (IFMXF), juntamente com a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), realizou o primeiro Campeonato Mundial de Freestyle MotoCross, consolidando o esporte definitivamente.
Para você entender o Freestyle MotoCross
Basicamente, o Freestyle MotoCross é definido como um esporte de estilo livre, em que o piloto deve realizar diversas manobras acrobáticas no ar. Essas manobras são pontuadas de acordo com o estilo, nível de dificuldade, melhor uso do percurso e pela reação do público.
Uma das manobras mais famosas é o backflip (looping), executada por nada menos que Carey Hart, um dos nomes mais reconhecidos do esporte, e Mike Metzger, que há pouco tempo sofreu um grave acidente enquanto treinava em sua pista na Califórnia.
Alguns pilotos consideram o body varial 360º a manobra mais difícil do esporte da atualidade, sendo executada, pela primeira vez, em 2004, por Chuck Carothers durante o X Games. Hoje, um dos pilotos mais reconhecidos é Travis Pastrana que, aos 14 anos, foi campeão mundial da modalidade. Ele também é o primeiro piloto a executar um duplo backflip em competição e invetor de diversas manobras, entre elas, a “travis lazy boy”. No Brasil, o piloto mais reconhecido é Gilmar Flores (Joaninha), campeão brasileiro de Freestyle MotoCross
Sem comentários:
Enviar um comentário